Ministra Cármen Lúcia Vota pela Condenação de Bolsonaro e STF Forma Maioria
- D´CliqueS

- 11 de set.
- 1 min de leitura

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, proferiu um voto decisivo que consolidou a maioria pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento da trama golpista. O voto da ministra se alinha às decisões anteriores de outros membros da Corte, formando um consenso em favor da responsabilização do ex-presidente e dos demais réus envolvidos.
Em sua argumentação, a ministra Cármen Lúcia endossou a posição da Procuradoria, afirmando que há provas cabais de que Bolsonaro liderou um grupo responsável por uma série de ataques contra as instituições democráticas. Ela descreveu a ação como um plano progressivo e sistemático, que tinha como objetivo principal subverter a alternância de poder nas eleições de 2022 e enfraquecer o exercício de outros poderes constitucionais, em especial o Poder Judiciário.
A Procuradoria e a ministra destacam que esse grupo era composto por figuras-chave do governo, das Forças Armadas e de órgãos de inteligência. O voto de Cármen Lúcia reforça a tese de que os réus agiram de forma coordenada para minar a democracia, e sua decisão é considerada um marco no processo que apura as responsabilidades pelos atos antidemocráticos. Com a formação da maioria, a condenação de Bolsonaro e dos demais réus se torna uma questão de tempo, com o STF enviando um claro sinal de que as tentativas de golpe não serão toleradas.






Comentários